terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SILENT MOVIES ( OS FILMES MUDOS)



Amo filmes mudos. Se as pessoas deixassem o preconceito de lado e percebessem a beleza que eles tem... quando os olhos diziam mais que mil palavras.





Hoje vou falar sobre Lucky Star com Charles Farrell e Janet Gaynor de 1922.Ele lindo como sempre, ela uma pequena pilha atômica. Um filme extremamente meigo, doce e que mostrava um Estados Unidos, lutando para se mover e sair dos resquicios da primeira guerra mundial. Estranhamente para um filme mudo esse conseguiu sobreviver e pode ser visto completo no youtube ou outros links.  A história se situa durante a primeira guerra mundial (14-18) quando um instalador de poste telefonicos Timothy Osborn ( Farrell)conhece uma garota pobre e picareta Mary Tucker ( Gaynor), que faz de tudo para conseguir um pouco de dinheiro para alimentar a si mesma, a mãe durona e os irmãos. No inicio não se dão bem, porem durante a guerra ele é ferido e volta paraplégico para sua solitaria cabana. Ela começa a visitá-lo e criam um vinculo de amizade, A parte mais bonita do filme para mim é justamente essa amizade, é a forma que ele inventa para tornar seu mundo menos triste e ao mesmo tempo ensinar a uma garota largada pelo mundo a ser um pouco mais feliz.  claro que depois aparece um amigo não muito bom que tem interesse na garota, agora batizada por Tim de Baa-Baa porque ela é uma ovelha negra segundo ele, e como se imagina Tim descobre que a pequena Baa Baa não é tão criança e que ele gosta mais dela do que imaginava. Um filme como já mencionei, meigo, com cenas lindas de Frank Borzage o diretor também de muitos outros clássicos com Seventh Heaven ( com os mesmos atores) e fotografia muito bonita de  Chester Lyons  e William Cooper Smith. Vale muito a pena assistir.
        O filme foi liberado com copias mudas e parte faladas , somente sobraram as mudas. Baseado na história: Tres momentos na vida de Timothy Osborn de Tristan Tupper






domingo, 12 de janeiro de 2014

CHARLES "CHARLIE" FARRELL





Charles Farrel é um dos meus astros favoritos do cinema mudo. Eu o vi pela primeira vez no filme mudo: 7th Heaven com Janet Gaynor que originou uma parceria em mais de dez filmes juntos. Rosto de menino, alto, fisico de lutador, e também um ator muito bom.Charles Farrell nasceu em Onset Bay, Massachussets em 09 de agosto de 1901, sua mãe era interessada em ser atriz e o pai dono de restaurantes e alguns cinemas.Ele estreou em  Old Ironsides, de 1926 que teve um bom sucesso nos cinemas e com os criticos.Depois disso ele iniciou a dupla com a atriz  Janet Gaynor, o que deu muito certo e os catapultou em onze filmes juntos em uma grande parceria.Em Seventh Heaven,  Charles no papel de Chico, o limpador de esgotos mostra que a bondade independe de dinheiro ou posses. Seu ultimo filme  mudo com ela foi Lucky Star de 1929 onde ele, como um sobrevivente da primeira guerra luta para viver em uma cadeira de rodas. Na década de 40 ele se aposentou do cinema, continuando como co-proprietario ( o outro sócio era Ralph Bellamy)do Palm Springs Racket Club, o que o tornou financeiramente saudável como também ajudou a fazer a cidade desértica da Califórnia, tornar-se um centro de glamour com os artistas. Com a popularização da tv, nos anos 50 ele passou a estrelar shows como Margie (52-55) E o The Charlie Farrell Show (1956-60) . Vivendo em Palm Springs tornou-se prefeito em 1953, cargo que exerceu por 7 anos.Foi casado com a atriz Virginia Valli ate a morte dela em 1968. Nunca casou novamente. Morreu em Palm Springs em 6 de maio de 1990 de ataque cardíaco.